CIRCULA CULTURA

O que é Circula Cultura?

O Circula Cultura é um programa de cooperação entre redes da América Latina, que tem como meta fomentar, potencializar e promover intercâmbio e circulação cultural de artistas, gestores, produtores e comunicadores no Continente.

Por que Circula Cultura?

A América Latina vive hoje um momento decisivo de aproximação e fortalecimento. Cada vez mais, os países latinos vêm vencendo o afastamento social, econômico, político e cultural que os separava.

As possibilidades de cooperação e trocas no continente nunca foram tão possíveis, tanto pela favorável conjuntura proporcionada por políticas de diversos países que compreenderam as vantagens desta aproximação, como pelas crescentes articulações dos movimentos e redes da sociedade civil.

As redes de cultura e comunicação da América Latina têm protagonizado a rearticulação de questões determinantes para o desenvolvimento cultural da região, a partir da criação colaborativa de sub-redes de circulação, distribuição, comunicação e produção alternativas. Surgem por todo o continente projetos e iniciativas independentes que têm conseguido apresentar respostas concretas a todos esses desafios.

O programa começa, então, a partir do reconhecimento de que a circulação é a principal base amplificadora das conexões em rede, criando pontes entre territórios, conjunturas, ideias e projetos comuns. A mobilidade facilita a interação entre os diferentes repertórios desenvolvidos por agentes e coletivos, potencializando as ações em rede distribuídas no continente latino-americano.